29 de março de 2013

O Vermelho Ficou Rosa


Meu vermelho ficou rosa, não só o meu cabelo,
Mas também o vermelho que borrou meu azul, risos.
Às vezes é fácil encontrar a felicidade em meados cotidianos,
Nem sempre o que você espera acontece e decepções já são
Vícios, então para que lamentar? Rosa até que é bonitinho.
Rosa, cor-de-rosa, poderia ser a cor desse ano? Acho que não...
Desbota com meu shampoo de pitanga e isso é depressivo
Poderia fazer uma série de tristes poemas antigos que estão
Empilhados em minha caixa por anos ou até uma década
Mas eles são frios e ingênuos azuis... Quero derramar
No vermelho que me trouxe o rosa não desejado, 
Preferia o laranja acobreado do que o rosa desbotado
Mas até que o rosa, serviu. E estou servida de inspiração
Sirva-se também, afinal, essa raiva vermelha
Pode acabar desbotando para o rosa. 

Daniele Vieira

24 de março de 2013

Eu Sou Escritora


Eu sou a escritora e ele é o herói
Sou aquela que sempre tem que escolher
Era uma outra vez, onde tudo (nada) destrói
Sei, vai levar tudo que tenho e vai esquecer.

Eu sou a escritora e ele era o encantado
Idealizava e criava a perfeição em teu charme
E vou ter que começar com o que foi deixado
Imaginando e me perdendo sem o teu alarme.

Eu sou a escritora e ele foi o boêmio
Alegrava e incentiva o enredo bucólico
Esperava a hora certa para pegar o prêmio
Atropelei as palavras, sempre tão típico.

Eu sou escritora
Para sempre eu serei
E renovo-me agora
Por tudo que desejei.

Daniele Vieira

26 de fevereiro de 2013

Parecer-Ser: Parte II


  Sabe aquele instante que tudo parece parar e a criatividade inunda seus pensamentos? O sopro das lembranças infantis misturado com perfume de madeira molhada e grama recém cortada, invadem impondo sua presença acolhedora e quente em todos os lugares. A sensação é de está em paz, a solidão traz o sossego e logo induz a autoanálise. Tantas perguntas complicadas para respostas simples e monossilábicas...  Mergulho-me em ideias fantasiosas, onde as árvores são grossas, altas e latifoliadas, a floresta é verde escura, calma e silenciosa e as gramíneas me convidam para entrar... Acordo, não posso me direcionar para meus pesadelos. Persuasão é o poder. É persuadindo com fantasias utópicas que induzo meus sonhos. Perco a espontaneidade e tudo parece bem.
  Pareço-ser quem quero ser, pareço-ser quem espera as reações sintetizarem, pareço-ser quem nunca falha. Tudo parece bem, o meu parecer-ser se deleita entre minhas alternativas contemporâneas de estilos. Tudo é afetado, persuadido, mudado. E na boca, sobra aquele gosto amargo de desapontamento. Enquadro minha frustração em minhas paredes emocionais, posiciono as camadas de decepções em letras minhas e contemplo essa agonia, que ainda na tristeza, não deixa de ser bela. A minha confiança é delegada para outros setores, um tanto impessoais e diretos. 
  Obra de arte me ver ainda de pé desse jeito, a dor se torna viciosa e a sensação reconfortante. Quando parabenizada por tal virtude me sinto fraca, na verdade sufocada, é como não fosse algo complicado... Viver desviando da sua criatividade negativa, se escondendo de presságios e acumulando decepções. Amo criar incondicionalmente e isso é algo que meu parecer-ser não reflete e sim submerge ao peito.

Daniele Vieira

21 de fevereiro de 2013

Derramando Estrelas No Meu Coração


"Eu tava aqui na minha e você foi aparecer
Derramando estrelas sobre a minha solidão
Eu sei, eu não queria nem de longe conhecer
Alguém pra iludir de novo o meu coração

Você não poderia surgir agora
Você nem deveria me olhar assim
Alguma coisa diz que é pra eu ir embora
E outra diz que eu quero você pra mim

Eu tava aqui pensando em tudo mais menos você
E achei tão engraçado ter prestado atenção
Na sua distraída intenção de me entender
Como se já soubesse a chave da minha prisão

Mas eu não poderia fugir agora
Você nem deveria tentar assim
Alguma coisa diz que é pra eu ir embora
E outra diz que eu quero você pra mim

Nem sei se eu quero pensar mais nada. Nada.
Tudo que eu tinha larguei pelo chão de uma outra estrada."

Roberta Sá 

Vazio Segredo, Descalça Desejo


Teu segredo, meu desejo
Quando na verdade almejo
Despertar palavras em meu coração
Vazio, chorando por trás da solidão.

Meu segredo, teu desejo
Na mentira sorriu pelo cortejo
De belos olhos selvagens em ação
Veem nada além de uma triste ilusão.

Nossos segredos, nossos distantes
Nossos desejos levianos tão navegantes
Descalça no branco e preto, me deito 
Não adianta que nem saudade temos direito.

Nossas palavras tão complicadas e tão vazias
Sem algo concreto, sem exatidão, sem melodias
Nossas ações dançam contra o vento 
Se desencontrando a todo momento.

Daniele Vieira


18 de fevereiro de 2013

Cúspide Libra-Escorpião


Finalmente matei minha dúvida eterna sobre meu signo!Sou cúspide libra escorpião. 
O que é cúspide? "Entre a saída e a entrada de um signo, há sempre em período intermediário, que se chama cúspide. É interessante notar que o nativo de uma cúspide possui características completamente diferentes dos demais nativos. Não são somente as boas qualidades que se acentuam, também as características negativas vêm com muita força. Há maior intensidade em tudo que se relaciona com o negativo e dificilmente quem nasce numa cúspide passa pela vida em brancas nuvens, sempre deixa marca de sua personalidade. Em cúspide, o maior termo não existe, e isso deveria ser ao fato de que a pessoa é regida sempre por dois ou mais planetas, cada um com suas influencias."

Isso explica muita coisa que sempre achava que faltava e coisas que não coincidiam com minha personalidade.  Vamos lá então! 
Personalidade de Nativos Cúspide Libra-Escorpião:

"Mais que ninguém, sabe o valor das outras pessoas, das boas amizades, dos relacionamentos afetivos, de manter um círculo forte e importante de pessoas sempre crescendo ao seu lado. 
Sabe que isso lhe fortalece e lhe confere um sentido de identidade. É vaidosa, gosta de "papos-cabeça" e de boa comida. Gosta de estudar e viajar. Tem dificuldade em lidar com seus sentimentos irracionais como raiva, medo, reações histéricas, ciúmes e insegurança.
Conseguem perceber o que as pessoas sentem em seu íntimo, mesmo que nada seja dito. São pessoas sensíveis, inteligentes, fortes e determinadas, mas que escondem o jogo, por medo de perderem o controle ou de serem decifradas. São profundamente honestas, justas e verdadeiras. São pessoas humanas, misteriosas e intensas. Ah, e só conseguem viver no oito ou oitenta! Fogem do lado morno da vida.

Nos relacionamentos, você mostra sua face mais companheira, gostando de estar ao lado do parceiro em todas as atividades. Amizade é fundamental na relação.Você preza atitudes sinceras, pessoas inteligentes, artísticas, sensíveis, talentosas e criativas. Além disso, valoriza pessoas que estudam e se esforçam para ter um conhecimento diferenciado. Tem um discurso livre e aberto, mas no fundo é mais careta do que aparenta, esperando atitudes quase sobre-humanas de seu companheiro, como se você fosse a mulher mais especial do universo. -ri muito nessa parte!- Traição é algo extremamente dolorido para você. Ás vezes pode ter atitudes mimadas e idealizadas no relacionamento, exigindo da vida um romance perfeito. 
Vale tudo por uma boa paixão, pelo menos até que o sentido dela se acabe. Intensa, profunda, verdadeira, corajosa, ousada, perspicaz e extremamente sedutora, essa é você nos relacionamentos. Se sente atraída por pessoas fisicamente magnéticas. Você vai para além do limite. Entretanto, quando entende que esse seu limite se esgotou; acabou, não há mais chance de volta. Com você, a entrega é total. No amor, é oito ou oitenta, ou está com a pessoa, ou não tem mais relação nenhuma com ela. Você sente atração por pessoas determinadas, fiéis, pois seus ciúmes e insegurança não permitem que você se sinta segura perto de alguém instável.

Você é mais seletiva do que parece. -muito verdade- Por isso, pode até ter vários amigos, mas só alguns verdadeiramente profundos. Você é super generosa e gosta de se sentir útil, mas não suporta pessoas falsas ou burras, que insistem em não crescer. Você é também fiel e conselheira, e é ótima para perceber o que se passa com seus amigos, antes mesmo que eles precisem dizer. Sabe guardar segredos e aceita os "pecadinhos" de suas amigas, sem julgá-las. Pode ser aquela amiga amada e temida ao mesmo tempo, que sempre dá opiniões esclarecidas e corajosas. Gosta de sair e pode se envolver com alguém de dentro do grupo de amigos. Pode ser competitiva nas amizades, principalmente se alguém resolve ciscar no seu terreiro, seduzindo literalmente seu amigos. Sai de baixo, pois você pode virar fera.

Há um lado super ambicioso em sua personalidade, que insiste em brilhar. Mas não é a qualquer custo, você não passa por cima de ninguém, pois sabe que há um lugar reservado para você no mundo, já que acredita em seu potencial. Em geral, pode ser um pouco indecisa quanto à carreira a seguir, pois tem muitos talentos e dificuldade de associar trabalho a dinheiro. Precisa estar em um ambiente acolhedor, com pessoas de confiança, pois seu grupo de trabalho transforma-se em sua família. As melhores profissões são: Psicologia, Esoterismo, áreas de comunicação como Jornalismo.

Ela é, ao contrário do que dizem, muito leal e sincera. Sempre vai lhe mostrar os lados que não são vistos numa situação. Ouça seus conselhos, pois essa amiga é bastante sensível e perspicaz. Se você realmente for eleita amiga dela, não há ninguém que mova mais energia para lhe defender ou para ajudar a atingir seus objetivos. Tudo bem, ela também não é fácil: geniosa, teimosa, não abre mão de suas idéias, mas tem um coração gigantesco e só quer que cada um encontre sua luz. Uma dica: não traia a confiança dessa amiga, pois caso isso aconteça, não há segunda chance.
De generosa e leal, ela passa à perversa, vingativa e venenosa."

Daniele Vieira

Bibliografia
http://www.cadernor.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=492:influencia-das-cuspides&catid=53:cida-canazzaro&Itemid=226
http://renatamulinelli.blogspot.com.br/2009/06/personalidade-de-nativos-cuspide-libra.html

16 de fevereiro de 2013

Universos Sou


Venha, não tenha medo! Apenas me escute suavemente...
Sou uma galáxia de segredos. Sou universos caleidoscópios. 
 De breves tangentes púrpuras em falecimento na atmosfera cósmica.
Sou utópica por ser presente em memórias platônicas... Sou outrora
Que nunca fui, sou Pasárgada. Deito-me nas hipóteses vinculadas ao existir
E descanso no leito da melodia que trilha minha história. Olho para o alto e 
Esqueço de medir o peso das minhas reações ilusórias... Me atraio pelo desgastado
Pelo velho, pelo lendário, pelo antiquado, pelo não decifrado, pelo trancado...
Ora, amo errado na era de aquário pois já tirei o salto alto e senti o chão descalço
Que afago, que dádiva o chão sempre estar descalço, despreocupado, desarrumado.
Aprecio os belos detalhes eufóricos para serem reconhecidos como essenciais.
Acho bonito os laços que criamos, não os apegos, mas as certezas de não estarmos só,
Tem algo mais precioso e vital do que isso? Principalmente quando a sua pior inimiga
 É a autodestruição. Parece até que tem alguém que já escreveu minha história...
É como se eu já soubesse o meu destino, já me cansei de chamá-lo de carma,
Coincidência, inevitável e entre outros... Cansei de tentar mudar o que só o tempo pode.
Me contento em esperar com o punhado de purpurina no céu e uma gigantesca pérola cintilante.
Minhas rimas douradas se perderam com as minhas mudanças, sonetos pobres me embriagam
E me levam para solidão, lugar agradável para os poetas, fonte de inspiração filosófica.
Luzes refletem no meu amanhecer, uma explosão de cores harmônicas.
E isso é divinal, isso é paradoxo espiritual, isso é poesia parnasiana!
E o cantar do sabiá? De todos meus universos, meu maior segredo
É o não almejar as maravilhas mas sim contempla-las.

Daniele Vieira

Inspirada em C. Debussy,