19 de fevereiro de 2012

Sim ou Claro?! Henna Indiana


"A Índia é um país com uma cultura rica em detalhes, e torna-se um desafio ou até mesmo uma pretensão caracterizar alguns rituais indianos em um pequeno texto. A moda indiana entrou com tudo no nosso dia a dia e trouxe várias formas de representações, sendo que a tatuagem de henna é uma delas.
A tatuagem indiana em sua maioria é feita no corpo feminino para que traga sorte e saúde aos casamentos indianos. Este ritual já acontece a mais de mil anos nos países acidentais e está associado diretamente à transcendência e a transformação das mulheres.
Em geral, as noivas na Índia têm sua pele pintada pelas amigas e membros da família que passam horas juntas e aproveitam para conversar sobre os preparativos do casamento e é claro sobre a lua-de-mel. Este que leva o nome de Mehendi pode durar várias horas ou até mesmo dias.
A henna, como já citado a cima, também pode ser usada para rituais de beleza como: colorir, dar brilho e vigor aos cabelos. Os indianos, por exemplo, possuem uma explicação bem romântica para a origem da henna, um pigmento vermelho extraído da Lawsonia inermis que surgiu no Oriente e no norte da África. Segundo eles, o deus Shiva não olhava mais para as mulheres depois de ter ficado viúvo. No entanto, uma mulher chamada Parvati apaixonou-se por ele e fez de tudo para chamar sua atenção e um dos seus artifícios foi aplicar tatuagens de henna nas mãos. Assim, esse ritual passou a ser um ato sensual para os olhares masculinos tornando assim um símbolo de conquista feminina. Seu esforço para conquistar o coração do poderoso deus valeu a pena, e ela não demorou a se casar com ele."


E não é que é uma tradição linda!? É tão artístico e bem trabalhado que não tem como não ser bonito. E outra, sai com o "tempo", com a frequência que molhar a área. Não é permanente que é ótimo para quem não gosta de tatuagem e dá para fazer um desenho e depois se enjoar fazer outro. Os desenhos tem um significado específico as noivas: "Quando uma moça vai se casar na Índia, a família chama um astrólogo para detectar suas dificuldades no futuro casamento. E é a partir destas necessidades que ele escolhe o melhor desenho para tatuá-la. Até que a tatuagem desapareça da pele é costume que a noiva não se preocupe com trabalhos domésticos. A explicação é simples: quanto mais se molha o desenho, mais rápido ele some. A noiva também costuma tatuar seu nome com henna em alguma parte bem escondida do corpo para que o noivo busque na noite de núpcias."
"A henna usada é preparada de forma caseira. A erva é misturada com água até fazer uma pasta pegajosa, depois colocada num cone feito de papel grosso. O buraco pequeno na extremidade serve de pincel. Os motivos são variados: as mãos parecem envoltas por luvas, os braços por braceletes, nos pés surgem meias rendadas. Quando as noivas usam para o dia do casamento significa vida longa para o marido... Apesar de não serem parte da nossa cultura - infelizmente! -, as tatuagens de henna, quando bem feitas, são lindíssimas obras de arte. Sem contar todo o romantismo: no casamento indiano, o homem e a mulher passam a ser deuses um para o outro."
E aí, sim ou claro?! COM CERTEZA SIM E CLARO! Eu amei essa tradição e quando for me casar vou aderir ela sem sombras de dúvidas. Tradição bela essa! Simplesmente Amei!

Daniele Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário