24 de abril de 2012

Utopia Bombardeada


É tão bom poder respirar as falhas de minha maiêutica,
A ironia se torna refúgio e o discurso vira caricatura...
Caricatura da velha filosofia, da velha mania de inventar
Tão pouco meu esqueço que tão pouco me lembro
Daquelas lendas que eu criava pelo meu amor de criar,
É certo que minhas loucuras infantis eram mais originais,
Criativas e embriagadas que minha posição filosófica atual.
Meu paraíso se firmava em apenas um piscar de olhos,
E minha utopia? Ah, minha linda, aonde esteve? Ouvir dizer
Que se apaixonou e pressa ficou... Minha utopia, vem me fantasia,
Sentir sua falta, muita, agora triste fico, sem ter mais tempo
Para ao menos te visitar, minha utopia está bombardeada,
Enquanto pensava que jogávamos xadrez, disputando o poder
Entre Rei e Rainha, derrubando torres, matando bispos,
Laçando cavalos e manipulando poesias, eu estava errada,
Jogávamos campo minado, pisávamos um no outro, arriscávamos
A cada chance, a cada nova tentativa, que tudo que nos sobrou
Foi o limite de cada um, foi aquela linha entre o certo e o adequado,
E quando o tempo melhora, é só para poder se fechar de novo
Minha utopia foi bombardeada sem eu mesma ter sido informada,
Que morte, que enfermo, cadê o meu País do Sossego?
Cadê a criatividade que já fora tão expressa em meus textos?
Parece-Ser mais do que deveria, mas somos o que somos então,
Esqueça... Então, cresça. Sempre vamos ser as melhores pessoas
Que nunca tivemos, então, para que a pressa? Se o meu orgulho
Teve a mesma participação que o seu, se minha poesia já cicatrizou
Os cortes da tua metrificação. Logo, reescrevo, tudo que desejo
É que minha utopia seja renovada, e que você tivesse sido utópico,
Facilitaria o nosso desapego e brotaria novas sementes de criatividade
É o meu último adeus, queria que fosse breve, mas tudo começou
Quando me casei com uma estrela para me livrar de todo o mal,
Hoje já desejo que vá e me deixe ir, tinha uma lista de xingamentos
Para citar, mas tudo que na verdade eu almejo, é que me deixe partir.
Minha utopia foi bombardeada e em segredo ela é reestruturada,
Aos que tem firmeza na opinião, loucura é só uma questão de privacidade.

Daniele Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário